Blog Home / Massa Muscular / Hipercalórico: como tomar – horários, doses e receitas

Hipercalórico: como tomar – horários, doses e receitas

Os suplementos hipercalóricos fazem parte da dieta de atletas da musculação, principalmente os treinam para hipertrofiar. Se é seu objetivo, você está no lugar certo!

Este conteúdo vai explicar como potencializar os resultados usando a bomba de calorias. Aprenda como funciona e como tomar hipercalóricos – boa leitura.

Como os hipercalóricos funcionam?

O hipercalórico tem 500 kcal a cada 100g, em média, essa quantidade corresponde a 25% da alimentação para uma rotina de 2000kcal. É uma forma de ingerir calorias concentradas rapidamente.

Por padrões nutricionais, o corpo precisa consumir entre 25 e 30kcal por Kg para manter-se no mesmo peso. Consequentemente, consumir menos calorias cria o déficit calórico e emagrece. Enquanto, consumir a mais engorda.

Por exemplo, as pessoas com dificuldades em ganhar massa muscular ou engordar possuem o biotipo ectomorfo, nesse caso, elas aderem ao hipercalórico para não precisar comer tanto alimento sólido.

Geralmente, consomem entre 2 ou 3 vezes ao dia em shakes, café da manhã ou café da tarde. No entanto, endomorfos (corpos com facilidade em ganhar peso) precisam ter muito cuidado com a ingestão calórica.

+ Calistenia: o que é, benefícios e os principais exercícios

Do que são compostos?

Os hipercalóricos são compostos por proteínas, carboidratos, gorduras, aminoácidos e vitaminas. Isso tudo é superconcentrado para fornecer energia com poucas doses.

Por isso, precisa de uma estratégia bem bolada para acrescentar esse suplemento no cardápio em horários estratégicos e a dose correta. É um suplemento que impulsiona os resultados, principalmente se você não vê os músculos crescerem há um tempo.

Tem problema tomar hipercalórico e não malhar?

Como dito anteriormente, engorda se consumir mais calorias do que o corpo realmente precisa para manutenção. Logo, ganhará peso e aumentará o percentual de gordura se não praticar atividade física.

Não há problemas se for recomendado por um profissional da saúde para casos específicos, por exemplo, pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos e estão desnutridas, idosos que se alimentam muito pouco e pessoas que não conseguem se alimentar de comidas sólidas.

Então, como preparar um shake delicioso para eles? Veja a seguir!

Como preparar um hipercalórico delicioso

O hipercalórico é um suplemento em pó como o whey protein, por isso você consegue preparar shakes saborosos de forma prática. Além do mais, pode acrescentar frutas e grãos para deixar mais gostoso.

Nós trouxemos uma receita base para ficar mais claro e opções com fruta na sequência, confira:

1. Receita base

Essa é a forma mais simples de preparar um hipercalórico, aliás, é dessa receita abaixo que todas as demais derivam. Repare em como ela é prática para fazer:

Ingredientes

2 scoops (30g cada) de hipercalórico

200ml de água

Modo de preparo

1. Em uma coqueteleira, acrescente a água e o hipercalórico;

2. Agite até ficar uma mistura homogênea e pronto!

2. Receita de hipercalórico com banana

A banana é uma fruta que precisa estar na dieta de atletas, afinal de contas, ela proporciona saciedade, garante energia e concentração, além de regular o funcionamento do intestino. Nada melhor que consumi-la em um shake, não é mesmo?

Veja como torná-lo delicioso:

Ingredientes

2 scoops (30g cada) de hipercalórico

300ml de água

1 banana

1/2 xícara de aveia

Gelo à vontade

Modo de preparo

1. Descasque e pique a banana em tamanhos pequenos e coloque em um mixer ou liquidificador;

2. Em seguida, acrescente a água e a aveia.

3. Bata por 20 segundos ou até ficar uma mistura homogênea;

4. Depois, coloque a mistura em uma coqueteleira e acrescente o hipercalórico;

5. Posteriormente, agite para misturar;

6. Por fim, coloque o gelo e se delicie!

+ Alimentação intuitiva: você sabe o que é? Entenda!

4 recomendações para shakes hipercalóricos

Além de preparar alguns shakes, nós também trouxemos algumas recomendações para que os hipercalóricos sejam aproveitados ao máximo. Confira abaixo quais são e siga as instruções para alavancar seus resultados.

1. Opte por água

A água não interfere na absorção dos nutrientes pelo corpo e nem soma mais calorias. Enquanto o leite, deixa a digestão mais lenta por conta da caseína, além de acrescentar algumas calorias.

2. Prefira frutas com baixo teor calórico

Abacate, por exemplo, é um hipercalórico natural e incluir nessa vitamina é uma mistura de muitas calorias. Portanto, escolha sabiamente qual fruta colocar no shake.

Opte por bananas, morangos, mamão, kiwi e mirtilo. Dessa forma, é possível distribuir os nutrientes ao longo do dia e não apenas em um momento.

3. Aumente 50ml ao colocar frutas ou grãos

A base para hipercalóricos são 100ml de água por scoop, então coloque 50ml a mais ao acrescentar outros ingredientes para deixar a bebida menos espessa. Não recomendamos acrescentar muita água porque isso diminui o tempo de absorção.

4. Não bater em liquidificar

Assim como o whey protein, os hipercalóricos não podem ser batidos em liquidificador ou mixer porque eles tiram algumas propriedades dos macronutrientes. Portanto, sempre agite em uma coqueteleira para manter a qualidade.

Além de aprender como preparar receitas deliciosas, também é importante saber os melhores horários para tomar, veja no próximo tópico.

+ Fontes de proteína: 62 alimentos para incluir no cardápio

Quais os melhores horários para tomar hipercalórico?

Por conta de seu potencial enérgico, é interessante ingerir os hipercalóricos em dois momentos do dia, no café da manhã ou como pré-treino. Entenda melhor porque essas duas opções são as melhores opções.

Café da manhã

Ingerir grandes quantidades de caloria pela manhã proporciona energia para o restante do dia, é uma forma de dar aquela “injeção de ânimo” e começar o dia disposto.

Sem falar que já fornece inúmeros nutrientes e evita que o corpo sofra catabolismo por falta de recursos. É uma ótima opção tomar cedo.

Pré-treino

As calorias são fontes de energia para o funcionamento corporal, consequentemente, tomar antes de treinar fornece recursos para o corpo ter boa performance, porém ele não é substituto da creatina, é um aliado para potencializar a performance durante os exercícios e desempenho como um todo!

Gostou do conteúdo? Agora consumir bastantes calorias por dia ficou mais fácil. Acompanhe o blog da Atlhetica Nutrition para ficar sempre informado sobre o universo bodybuilder.

Continue com a gente, veja como tomar whey protein no nosso post mais recente!