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Whey Protein: o que é, tipos e como tomar | Blog Atlhetica

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Ao começar a treinar, malhar e praticar exercícios físicos, muitas pessoas querem acelerar seus resultados e por isso buscam por bebidas e alimentos que os ajudem no processo de ganho de massa muscular, denominado hipertrofia.

Ao malhar, os músculos são forçados a se levantar os pesos e isso gera um certo desgaste em seus tecidos.

No processo de recuperação desses tecidos, o corpo usa diversos nutrientes, mas o que se destaca é a proteína, que auxilia o músculo a crescer, compondo o processo de hipertrofia.

É justamente por esse motivo que o consumo de suplementos pode auxiliar pessoas que não têm uma alimentação adequada ou suficiente para oferecer a seu corpo.

Se você consome ou pretende iniciar o consumo de Whey Protein e quer entender melhor sobre o suplemento, está no lugar certo.

Continue sua leitura abaixo e confira todas as informações que separamos para que você possa escolher e consumir o melhor Whey Protein para você.

O que é Whey Protein?

O Whey Protein, em sua essência, é a proteína do soro do leite que é processada de forma industrializada visando oferecer os nutrientes necessários para manter o organismo dentro dos valores nutricionais diários, além de conseguir um aumento de massa magra por meio de seus aminoácidos essenciais.

Esse processo industrial ocorre por meio da pasteurização, filtração e microfiltração do soro. E é dentro dele que as filtrações e os tamanhos desses filtros definem qual o Whey que será produzido: concentrado, isolado ou hidrolisado.

Essa proteína é composta essencialmente de alfa-globulina e beta-globulina e é transformada em um pó que, ao ser ingerido, oferece um melhor resultado ao corpo após as atividades físicas e fortalecendo os tecidos musculares.

Além disso, para agregar mais sabor à bebida, alguns sabores são adicionados como chocolate, morango, baunilha e outros para que o usuário escolha seu favorito e complemente sua alimentação com mais proveito.

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Tipos de Whey Protein

Os tipos de Whey Protein sofrem alterações de acordo com o seu método de processamento. E cada um deles possui suas vantagens e características, confira sobre cada uma delas:

Whey Protein Concentrado

O Whey Protein Concentrado é o mais conhecido dos três pois possui mais níveis de gordura e lactose, o que faz dele um dos mais aprovados em relação ao sabor pelos usuários.

Sua fórmula possui, em média, 70% a 80% de proteína e é a opção menos processada e, por isso, mantém mais nutrientes vindos do soro do leite que auxiliam à saúde.

Whey Protein Isolado

Esta é a opção de whey que possui mais quantidade de proteínas, por volta de 90% – reduzindo os níveis de minerais, lactose e gorduras, o que faz da bebida também mais recomendada a quem possui intolerância à lactose.

Por possuir tamanha quantidade de proteínas, o isolado é considerado o mais “puro” uma vez que sofre processos extras para limpar a bebida de carboidratos e gorduras.

Whey Protein Hidrolisado

O hidrolisado é uma categoria de whey pré-digerida para facilitar e agilizar a absorção pelo corpo, isto é, em seu processamento, as proteínas são quebradas em pedaços menores.

Além disso, o whey hidrolisado também consegue elevar os níveis de insulina no sangue, facilitando o ganho de massa magra.

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Qual a função do Whey Protein?

O Whey Protein em sua essência possui a função de auxiliar a musculatura de atletas que praticam esportes, atividades físicas e musculação.

Mas as vantagens dessa bebida nutritiva não se prendem somente a isso, sendo indicada também para pessoas que desejam cuidar da saúde.

Isso porque o Whey pode ajudar na disposição de seus usuários no dia a dia e no fortalecimento do sistema imunológico auxiliando o corpo a se proteger contra algumas doenças.

Além de atuar diretamente na recuperação dos tecidos musculares, em seu crescimento e desenvolvimento dentro do processo da hipertrofia.

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Quais são os benefícios do consumo Whey Protein?

Já vimos que os efeitos do consumo de Whey Protein são muitos, mas para entender melhor como eles atuam, separamos abaixo os principais benefícios do suplemento para que você entenda como ele está atuando em seu corpo. Veja:

Músculos

Os músculos são beneficiados diretamente com o consumo do Whey Protein devido às quantidades de proteínas que a bebida possui em sua composição.

Assim, os tecidos musculares podem se recuperar com todo o fortalecimento necessário para que o processo de hipertrofia ocorra com eficácia.

Valores Nutricionais

Com todos os valores nutricionais de seu corpo preenchidos vem a sensação de saciedade que ajuda a evitar o consumo de calorias excessivas.

Assim, além de auxiliar no ganho de massa muscular, você também consegue diminuir a quantidade de gordura no corpo.

Saúde

Quanto o assunto é saúde, os benefícios se estendem ainda mais. O Whey Protein é um ótimo auxiliar para o coração pois atua na redução da pressão arterial e rigidez arterial, assim, auxilia na circulação do sangue e beneficia o sistema cardiovascular.

A bebida também ajuda o corpo a evitar a perda óssea e muscular, fazendo com que seus resultados alcançados se mantenham por mais tempo.

E não é só isso: também ajuda na redução de estresse, fazendo com que você tenha um maior bem-estar no seu dia a dia.

São muitos os seus benefícios e é exatamente por isso que não se trata de uma bebida que pode ser consumida apenas por atletas, mas por todos.

No entanto, é importante consultar um médico ou nutricionista para conferir qual seria a melhor opção para consumo de acordo com o seu corpo.

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Qual a melhor forma de consumir Whey Protein?

A melhor forma de consumir o Whey Protein é se atentando às instruções de um nutricionista junto às instruções da embalagem do produto.

Você pode consumir o suplemento com água, para acelerar o processo de absorção do suplemento, ou com leite para elevar ainda mais os níveis de proteína de desconto.

Você também pode consumir a bebida com outros ingredientes como biscoitos, cereais ou iogurtes. Assim, você já une a bebida junto às suas refeições.

Também é importante lembrar que Whey Protein é um suplemento e não deve ser considerado como única fonte de consumo de proteínas ao corpo, limitando-se à complementação de sua pirâmide alimentar.

Também é importante procurar evitar excessos de consumo da bebida, à medida que tomar o produto em grandes quantidades não irá potencializar a hipertrofia e pode causar danos aos rins.

Por isso, enfatizamos um acompanhamento com um profissional de saúde especializado.

Além disso, é ele quem saberá qual o melhor whey protein para potencializar seus treinos e objetivos, uma vez que todos são ótimos para suplementar o corpo e auxiliar a hipertrofia.

A diferença é que cada um é direcionado a um público específico e depende de fatores como biotipo corporal, rotina, alimentação, entre outros.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos te ajudado a entender as principais características do Whey Protein. Aproveite para ler o nosso post sobre catabolismo!