PAGUE NO PIX E GANHE 10% DE DESCONTO

Blog Home / Geral / Você sabia? Descubra algumas curiosidades sobre o chocolate!

Você sabia? Descubra algumas curiosidades sobre o chocolate!

Sem dúvida alguma, o chocolate hoje é um dos alimentos mais conhecidos e desejados pela população mundial. E os motivos para isso são vários. O principal deles é que o cacau, ingrediente base para a fabricação dos chocolates, ativa a liberação de serotonina em nosso organismo, hormônio responsável pela sensação de prazer e felicidade.

ORIGEM. O cacau é um grão originário da América do Sul, mas atualmente 70% da plantação está localizada na Costa do Marfim, no continente africano. Cada vez mais o chocolate é utilizado em diversas receitas e estima-se que, em breve, a plantação não será suficiente para atender a demanda mundial.

BEBIDA. O chocolate foi consumido pela primeira vez em forma de bebida pelos astecas durante seus rituais. Quando chegou na Europa, em meados do século XVI, o chocolate se tornou uma bebida fina, sendo destinada apenas à alta sociedade.

AO LEITE. O chocolate ao leite foi criado pela fábrica suíça Cailler apenas em 1875. Para chegar ao resultado, os suíços decidiram adicionar leite em pó durante sua fabricação. Além disso, muitas pessoas não consideram que o chocolate branco seja realmente chocolate, pois os ingredientes são apenas manteiga de cacau, leite e açúcar.

DERRETENDO NA BOCA. O chocolate é uma receita que possui ponto de fusão abaixo da temperatura corporal: 34°. Por esse motivo ele se derrete enquanto seguramos ou quando colocamos na boca.

FAT BLOOM. Esse termo é utilizado para quando o chocolate fica com um aspecto esbranquiçado ou levemente umedecido. Grandes fábricas de chocolate multinacionais como Nestlé, Garoto, Harald e muitas outras, apesar de todas as suas tecnologias, não conseguiram descobrir como impedir que ocorra esse efeito. Apesar da aparência desfavorável, o produto ainda continua apto a ser consumido, desde que dentro do prazo de validade.

ARMAZENAMENTO. Os chocolates devem ser sempre guardados em local fresco, longe das luzes solares e de produtos de limpeza, em um ambiente entre 12 e 20 graus. Muitos chocólatras são contra armazenar as barras em geladeiras, pois perdem alguns sabores essenciais.

11KG. Os maiores consumidores de chocolate do mundo atualmente são os alemães, que ingerem nada mais nada menos que 11 quilogramas do produto derivado do cacau ao ano. Em segundo lugar está Suíça e logo em seguida a Bélgica. Diferente do imaginado, o período em que o produto é mais vendido no mundo não é a Páscoa, mas sim o Dia dos Namorados, que nos Estados Unidos e Europa, é comemorado em fevereiro.

Confira opções saudáveis e deliciosas de chocolate, AQUI!