PAGUE NO PIX E GANHE 10% DE DESCONTO

Blog Home / Saúde e Bem Estar / Termogênicos naturais: o que são, como funcionam e opções

Termogênicos naturais: o que são, como funcionam e opções

Os termogênicos naturais são alimentos que estão presentes nas dietas para emagrecimento e definição. É graças a eles que o corpo elimina a retenção de líquido, consequentemente, o peso diminui e o músculo ganha destaque.

Com isso mente, entenda o potencial desses alimentos, e claro, no final têm inúmeras sugestões, aproveite!

O que são termogênicos naturais?

Os termogênicos naturais aceleram o metabolismo, dessa forma o corpo precisa queimar mais calorias para suprir a necessidade. Entre eles temos café, chás, canela e pimenta como os mais conhecidos.

Além disso, alguns dos alimentos possuem um grau de digestão maior que os demais alimentos, isso também exige um esforço maior do corpo e queima mais calorias.

Por isso, o corpo sente um calor ao consumir um dos alimentos/bebidas anteriores.

+ Fontes de proteína: 62 alimentos para incluir no cardápio

Como eles agem no organismo?

Os termogênicos naturais possuem algumas substâncias em suas composições, dentre as principais temos teacrine, L-Carnitina, cafeína, evodiamina, capsaicina e ioimbina.

Esses químicos são liberados durante a digestão e responsáveis por acelerar o metabolismo, elevar a temperatura corporal e dilatar os vasos capilares.

Tudo isso acontece da seguinte maneira: as substâncias aumentam a produção de glucagon, o hormônio secretado pelo pâncreas responsável por combater a gordura e insulina corporal.

Com o aumento do glucagon, o metabolismo tem reforço para captar as moléculas de gordura e transformá-las em energia.

Em seguida, os compostos químicos que citamos, induzem o hipotálamo a aumentar o ritmo do metabolismo e temperatura corporal, para que o glucagon consiga cumprir sua função. Logo, o corpo acelera o funcionamento.

O glucagon age avidamente na captura das reservas de gordura até dos lugares mais extremos, isso vira um ciclo vicioso, afinal de contas, o corpo queima a gordura para produzir e energia, logo tem mais combustível para continuar captando.

+ Pode fazer abdominal todos os dias? Entenda na Atlhetica

Por que aumentam o suor e a urina?

O corpo não pode continuar aumentando a temperatura constantemente. Por isso, o metabolismo coloca gotículas de água na pele, que chamamos carinhosamente de suor, para que elas equilibrem o calor interno e externo.

É uma estratégia corporal para controlar a quentura.

A urina aumenta porque o fluxo sanguíneo está muito ativo e um dos lugares que o sangue passa são os rins. Portanto, ele filtra grandes quantidades de sangue inúmeras vezes e a bexiga enche mais rápido.

Por isso que os termogênicos fazem você ir ao banheiro o dia inteiro.

Quais são os benefícios de consumir termogênicos?

Não é à toa que eles estão na dieta de atletas de todas as modalidades, afinal de contas, o benefício é válido para todos os biotipos e a sua ingestão é dosada de acordo com o objetivo pessoal.

Veja a seguir os principais motivos que tornam os alimentos termogênicos necessários, confira:

Eles desintoxicam e desinflamam

Juntamente com a gordura, o corpo elimina os radicais livres, a água acumulada entre células e substâncias como ureia, sal, ácido úrico e outros compostos menores.

Com essa situação ocorrendo, o corpo aumenta o desempenho dos movimentos físicos e performance do metabolismo, além de aumentar a concentração, atividade cerebral e prevenir doenças cardiovasculares.

Auxiliam na definição muscular

Eles emagrecem o corpo inteiro devido a retirada das reservas de gordura, isso é fato. Sendo uma ótima opção para quem busca queimar a camada de gordura localizada, principalmente a que fica entre os músculos abdominais e a pele.

Se você quer evidenciar o tanquinho, coloque os seguintes termogênicos na dieta.

+ Alimentação intuitiva: você sabe o que é? Entenda!

30 termogênicos naturais para incluir na dieta

Café, pimenta, canela e gengibre são os mais famosos dos termogênicos, e sua eficácia já é comprovada. Inclusive, eles estão acompanhados de outros alimentos, temperos, chás e bebidas que agem da mesma maneira,

A maioria das opções estão presentes em cardápios fitness, isso se deve também aos demais macronutrientes que eles apresentam. Por exemplo, o salmão apresenta substâncias químicas termogênicas e também é rico em proteínas e ômega 3.

Com isso, os alimentos são duplamente benéficos para o corpo, confira na sequência:

  1. Água de coco;
  2. Alho;
  3. Anchova;
  4. Aspargo;
  5. Bacalhau;
  6. Brócolis;
  7. Café;
  8. Canela;
  9. Cavalinha;
  10. Cebola;
  11. Cenoura;
  12. Chá branco;
  13. Chá-mate
  14. Chá verde;
  15. Cominho;
  16. Couve;
  17. Curry;
  18. Folha de mostarda;
  19. Gengibre;
  20. Guaraná;
  21. Hortelã;
  22. Kiwi;
  23. Laranja;
  24. Maçã;
  25. Mostarda;
  26. Pimenta vermelha;
  27. Salmão;
  28. Sardinha;
  29. Soja;
  30. Vinagre.

O que acontece se exagerar na dose?

O excesso de termogênicos também faz mal porque ele coloca o corpo num ritmo acelerado, mas é preciso relaxar e descansar, concorda? Por isso, algumas adversidades surgem quando o consumo é maior que o necessário, dentre elas:

  • Dor de cabeça: a sobrecarga de demanda corporal, estimulação constante da cafeína, alto fluxo sanguíneo e o metabolismo em alto ritmo como um todo, provocam a dor de cabeça caso fique por muito tempo;
  • Tontura: ela acontece porque o corpo apresenta anemia, enxaqueca, labirintite, problemas de pressão, altas temperaturas ou hipoglicemia (falta de glicose);
  • Insônia: os termogênicos são energéticos naturais, portanto consumir perto do horário de dormir causa insônia, e nós queremos que você tenha uma boa noite de sono, portanto manere na ingestão noturna.

+ Carboidratos complexos e simples: o que são?

É contraindicado para alguém?

Sim, não são indicados para grávidas e lactantes pois, nessas condições ele é prejudicial, principalmente para o bebê.

Além disso, hipertensos, pessoas com labirintite, enxaqueca, hipo ou hipertireoidismo também precisam do cuidado especial de um profissional para montar o cardápio, afinal de contas os termogênicos influenciam nos hormônios e pressão corporal.

Gostou das sugestões de termogênicos?

Todas as 30 sugestões anteriores são ótimas caso você não tenha nenhuma dessas condições, cuide-se para garantir os benefícios e evitar as consequências do excesso.

Continue acompanhando o blog da Atlhetica Nutrition para se informar sobre o universo saudável. Aproveite que está aqui e veja como tomar whey protein para ter mais resultado!