PAGUE NO PIX E GANHE 10% DE DESCONTO

Blog Home / Dicas / Alimentação intuitiva: você sabe o que é? Entenda!

Alimentação intuitiva: você sabe o que é? Entenda!

A alimentação intuitiva é bem diferente das dietas tradicionais. Não prega a restrição de nutrientes, calorias e horários, mas leva em consideração seus sentidos e sua consciência.

Uma filosofia que considera ação saudável sobre sua imagem corporal e sua alimentação sem culpa. É uma alternativa para pessoas que não se dão bem com dietas restritivas, mas se preocupam com a saúde.

Vamos falar sobre alimentação intuitiva e sua importância para a saúde e bem-estar físico e mental? Continue a leitura, hoje a Atlhetica Nutrition vai te contar tudo sobre esse assunto!

O que é alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva é o ato de comer pela sua intuição. É sentir cada aspecto do corpo que envolve a alimentação e seus sentidos. Ser autor das suas escolhas de forma consciente.

É a ação de comer ao ter fome e parar quando ela acaba. Prestar atenção nas sensações que o alimento produz no corpo e optar por aqueles que são benéficas à saúde e ao bem-estar.

Diferente das dietas tradicionais, esse tipo de alimentação trabalha a autoestima e a imagem corporal sem causar culpa. Afinal, o processo intuitivo é de autoconhecimento e implica em saber diferenciar o que é “gostar” e o que realmente faz bem.

Essa filosofia foi criada nos anos 90, suas idealizadoras são Evelyn Tribole e Elyse Resch, que se aprofundaram no assunto em seus livros.

Na alimentação intuitiva não há regras? Como comer de maneira consciente?

Na alimentação intuitiva não há regras sobre horários, nutrientes e calorias. Mas há uma conscientização sobre o que se come. Entender o que é saudável e o que é benéfico para a saúde é a base deste processo.

No artigo da Healthline, detalha-se que a alimentação intuitiva deve ser baseada na fome física sem causar culpa.

Para entender melhor, precisamos começar definindo o que é a fome. De forma geral, podemos dividi-la em dois tipos: a fome física e a fome emocional. Ambas produzem sensações diferentes, mas que se não levadas em conta podem atrapalhar o processo. Então vamos lá:

  • Fome física: são necessidades biológicas de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Quando se tem fome física, o corpo promove sensações como: estômago vazio, mudança de humor e cansaço. Qualquer alimento satisfaz a fome.
  • Fome emocional: tem haver com o psicológico. Desperta vontade de comer comidas reconfortantes. Geralmente despertada por sentimentos como: tristeza, ansiedade, solidão. Pode gerar culpa após comer.

Dessa forma, conseguimos diferenciar quando há necessidade física de comer, de quando é só uma vontade emocional. Analisando cada sensação que o corpo produz, podemos avaliar o momento certo de comer ou não.

É interessante fazer perguntas a si mesmo, antes de comer, como: Eu realmente estou com fome? O que estou sentindo? A consciência desses pontos são importantes nesta proposta.

Também é importante considerar as sensações após se alimentar. Quais sensações aquele alimento produziu no seu corpo? Você se sente bem ao comê-los? Você sente disposição para as atividades diárias ao comê-lo? Você realmente saboreou aquele alimento? Sentiu o aroma e a textura que ele te proporciona?

Essa é a essência desta filosofia. É prestar atenção e analisar todos os aspectos do ato de comer. E decidir o que é o melhor para nutrir seu corpo.

Veja também – Catabolismo: entenda o que é, as fases e como evitar

Dicas para comer intuitivamente

Vamos listar os 10 princípios da alimentação intuitiva, fomentados pelas autoras desta filosofia. São:

1. Rejeite a mentalidade de dieta

É importante não seguir dietas prontas. Afinal, você decidirá o que comer, quanto e o momento de comer. Você é o autor da sua alimentação.

2. Honre sua fome

Analise os sinais de fome que seu corpo passa. Não tenha medo de se alimentar nos momentos certos para não ficar faminto e comer além do necessário.

3. Faça as pazes com a comida

Dar-se permissão incondicional de comer sem culpa. Levar em conta a intuição e a consciência no momento da alimentação.

4. Desafie a polícia da comida

Não existe alimento vilão e nem restrição calórica. Não deixe esses pensamentos influenciarem no momento de comer. Deixe sua intuição te guiar.

5. Respeite sua plenitude

Prestar atenção nos sinais que seu corpo dá é importante. Da mesma forma que seu corpo dá sinais que você está com fome, também dá sinais de quando está saciado. Reflita sobre isso no momento de comer.

6. Descubra o fator de satisfação

O fator de satisfação é transformar o ato de comer em uma experiência agradável. Analisar a textura, o aroma e saborear o alimento também faz parte. Sentar-se para comer e refletir cada aspecto aprimora sua consciência e sua intuição.

7. Honre seus sentimentos sem usar a comida

Saber lidar com seus sentimentos é um caminho para a alimentação intuitiva. Perceber a fome emocional e tratar de maneira diferente, sem usar a comida como solução. Fazer atividades como uma caminhada, ler um livro, meditar pode ajudar nesse processo.

8. Respeite seu corpo

A imagem corporal não é julgada neste processo. Aceitar seu corpo e acreditar que é bonito e valioso sem adicionar culpa.

9. Sinta a diferença com exercícios

Exercícios físicos com regularidade são importantes para a manutenção da saúde. Escolha o que mais se identifique e não apenas o que queima mais calorias. Exercícios podem te fazer sentir mais vivo e aumentar o bem-estar.

10. Honre sua saúde com uma nutrição gentil

É importante ter consciência do que é saudável para a manutenção da sua saúde. Mas também entender que você não precisa ser perfeito para ser saudável. Equilibrar os alimentos que você gosta com a necessidade do seu corpo é o segredo.

Veja também – Pode fazer abdominal todos os dias? Entenda na Atlhetica

A importância da suplementação na alimentação intuitiva

Ter consciência de uma alimentação saudável e equilibrá-la com seus gostos é a chave da alimentação intuitiva. Este método diminui a ansiedade em relação à autoimagem e auxilia no conhecimento do próprio organismo.

Para equilibrar o emocional com o físico, pode ser necessário o uso de suplementos alimentares. Afinal, nem sempre é possível aliar o sabor que você gosta com o alimento que fornece os nutrientes necessários.

Existe no mercado, opções de suplementos alimentares com fórmulas limpas, sem conservantes, corantes e açúcar, além de possuir componentes vegetais. São ótimas opções para quem quer uma alimentação saudável sem abrir mão de sabor, qualidade e flexibilidade.

O uso de suplementos à base de proteínas pode ser necessário para alcançar a recomendação diária deste nutriente. São versáteis e podem ser incluídos em qualquer horário. Com vários sabores, eles são utilizados em várias receitas saborosas.

Além disso, há outros suplementos de vitaminas, minerais e nutrientes importantes que auxiliam na manutenção da saúde e promovem o bem-estar. Atualmente os mais procurados são a base de: ômega 3, vitamina D, coenzima Q10 e probióticos.

Também há suplementos e snacks para vegetarianos e veganos. Opções ricas em nutrientes e sabores, que vão te ajudar a alcançar as recomendações diárias. Além de pensar na sustentabilidade com embalagens de matéria-prima renovável.

Equilibrar a alimentação com suplementos alimentares pode ser a solução para manutenção da saúde física e mental. Essas alternativas buscam auxiliar a atingir recomendação diária, com produtos que contenham vários nutrientes em um só frasco.

E claro, podem ser utilizados por pessoas de várias idades e não só por atletas e esportistas. Isso tudo, torna a experiência de se alimentar em momentos agradáveis.

Afinal, você está se alimentando como deveria? Confira 62 alimentos para incluir no cardápio e obter proteínas!